O ensino que privilegia a transmissão de informação torna a aprendizagem monótona e sem sentido, desmotivando os discentes. Neste sentido, o uso de métodos inovadores, como as metodologias ativas, podem trazer resultados mais significativos, pois são focados no aluno...
Neste trabalho procurou-se demonstrar, por meio de um referencial teórico, caminhos e soluções, de como o treinamento pode ser utilizado em um ambiente escolar para aumentar a motivação em uma equipe de trabalho e dos alunos, visando tanto o relacionamento interpessoal mais...
A metodologia ativa Peer Intruction é uma metodologia criada na década de 90 pelo professor de Harvard Eric Mazur. A Peer Instruction pode trazer uma maneira diferenciada de proporcionar o aprendizado aos estudantes acostumados com o método de ensino tradicional...
O presente trabalho se refere à aplicação da abordagem Design Thinking e suas contribuições por meio do desenvolvimento de projetos dentro do Hospital Iamada de Presidente Prudente/SP...
Com a crescente portabilidade, e a facilidade de pessoas poderem ter dispositivos conectados em qualquer lugar e a convergência funcional de tecnologias, além do barateamento de produtos e serviços para os dispositivos móveis, estes estão se tornando cada vez mais...
Em decorrência das mudanças nos processos de ensino e aprendizagem e os diferentes perfis dos estudantes de ensino superior é possível observar que apenas apresentar conteúdos por meio de aulas expositivas e propor a resolução de exercícios não é mais suficiente...
O Crowdfunding Social é um projeto multidisciplinar desenvolvido pelos alunos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social da Toledo Prudente, tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para a reforma de um espaço em uma instituição beneficente...
O presente artigo se propõe em fazer uma reflexão acerca da percepção dos professores do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário sobre a utilização de Metodologias Ativas em suas aulas e disciplinas...
O presente artigo apresenta uma análise dos reflexos do uso da metodologia de Inversão da Sala de Aula Invertida no processo cognitivo e no desempenho analítico e decisório dos acadêmicos do curso de Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB...
Realidade Virtual é uma técnica imersiva e interativa que se baseia em imagens gráficas 3D geradas por computador em tempo real e cujo desenvolvimento tecnológico dos últimos anos promoveu largamente a maior acessibilidade desses aparelhos...
Ao estudarmos Estilos de Aprendizagem estamos focados nos alunos. Historicamente identificamos uma oscilação entre a preocupação com as questões relativas à aprendizagem e as preocupações com os processos de ensino...
A Teoria de Estilos de aprendizagem tem suas bases em estudos da Psicologia da Educação, mas ao longo dos tempos autores espanhóis (Alonso e Galego, 2000, 2002) foram desenvolvendo estudos específicos sobre temática, visando identificar as principais características de aprendizagem que poderiam ser encontradas nos alunos...
Este trabalho discute a pesquisa como processo de formação continuada, desenvolvido na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) para o desenvolvimento docente voltado as práticas pedagógicas inovadoras...
Este artigo consiste num relato de experiência de observação e participação das autoras em um projeto denominado “Diversidade Cultural: Quem sou eu?” desenvolvido com alunos do quinto ano em uma escola municipal do interior paulista, cujas ações são...
Nos dias atuais, é possível observar significativa falta de interesse em alunos de diversas instituições de Educação Básica, sendo estes alunos integrantes da Geração Z, conhecida também como a geração dos nativos digitais, para os quais as informações estão sempre disponíveis na palma da mão com rápido acesso via internet...
O “Sistema Complemento” é um constituinte da Imunidade Inata composto por diversas proteínas que atuam como uma cascata regulada para defesa contra os patógenos por meio de lise celular, inflamação, dentre outras ações biológicas associadas...
O Fenômeno da drogadição é questão extremamente relevante, já que se trata de assunto carregado de estereótipos e barreiras que impedem a sua abordagem adequada pela população e pelos agentes públicos...