ANA PAULA AMBRÓSIO ZANELATO MARQUES
CARLA PLANTIER MESSAGE
VIVIANI PRISCILA PILONI VILHEGAS
RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY

O ensino que privilegia a transmissão de informação torna a aprendizagem monótona e sem sentido, desmotivando os discentes. Neste sentido, o uso de métodos inovadores, como as metodologias ativas, podem trazer resultados mais significativos, pois são focados no aluno...

Lucas Bertasso MARTOS
Anne Carolina Gonçalves de AGUIAR

Neste trabalho procurou-se demonstrar, por meio de um referencial teórico, caminhos e soluções, de como o treinamento pode ser utilizado em um ambiente escolar para aumentar a motivação em uma equipe de trabalho e dos alunos, visando tanto o relacionamento interpessoal mais...

Carla Plantier MESSAGE
Ana Paula Ambrósio Zanelato MARQUES
Raquel Rosan Christino GITAHY
Sidinei de Oliveira SOUSA

A metodologia ativa Peer Intruction é uma metodologia criada na década de 90 pelo professor de Harvard Eric Mazur. A Peer Instruction pode trazer uma maneira diferenciada de proporcionar o aprendizado aos estudantes acostumados com o método de ensino tradicional...

Carlos Eduardo Turino
Tiago Grajanin de Souza

O presente trabalho se refere à aplicação da abordagem Design Thinking e suas contribuições por meio do desenvolvimento de projetos dentro do Hospital Iamada de Presidente Prudente/SP...

Cassio COMPARIN
Thaísa Leal da SILVA
Amilton Rodrigo de Quadros MARTINS

Com a crescente portabilidade, e a facilidade de pessoas poderem ter dispositivos conectados em qualquer lugar e a convergência funcional de tecnologias, além do barateamento de produtos e serviços para os dispositivos móveis, estes estão se tornando cada vez mais...

Cíntia Ramos Lopes EVANGELISTA
Hiroshi Wilson YONEMOTO

Em decorrência das mudanças nos processos de ensino e aprendizagem e os diferentes perfis dos estudantes de ensino superior é possível observar que apenas apresentar conteúdos por meio de aulas expositivas e propor a resolução de exercícios não é mais suficiente...

Cíntia Ramos Lopes EVANGELISTA
Juliene Aglio de OLIVEIRA

O Crowdfunding Social é um projeto multidisciplinar desenvolvido pelos alunos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social da Toledo Prudente, tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para a reforma de um espaço em uma instituição beneficente...

Eduardo Luis Couto

O presente artigo se propõe em fazer uma reflexão acerca da percepção dos professores do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário sobre a utilização de Metodologias Ativas em suas aulas e disciplinas...

Fabio Santos CARVALHO
Francineide Néri Moraes CORRÊA

O presente artigo apresenta uma análise dos reflexos do uso da metodologia de Inversão da Sala de Aula Invertida no processo cognitivo e no desempenho analítico e decisório dos acadêmicos do curso de Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB...

Fernanda Bertaco da SILVA
Moacir Pereira de SOUZA FILHO

Realidade Virtual é uma técnica imersiva e interativa que se baseia em imagens gráficas 3D geradas por computador em tempo real e cujo desenvolvimento tecnológico dos últimos anos promoveu largamente a maior acessibilidade desses aparelhos...

Margarete Bertolo BOCCIA
Irismar Rodrigues Coelho PASCHOAL

Ao estudarmos Estilos de Aprendizagem estamos focados nos alunos. Historicamente identificamos uma oscilação entre a preocupação com as questões relativas à aprendizagem e as preocupações com os processos de ensino...

Irismar Rodrigues Coelho PASCHOAL
Margarete Bertolo BOCCIA

A Teoria de Estilos de aprendizagem tem suas bases em estudos da Psicologia da Educação, mas ao longo dos tempos autores espanhóis (Alonso e Galego, 2000, 2002) foram desenvolvendo estudos específicos sobre temática, visando identificar as principais características de aprendizagem que poderiam ser encontradas nos alunos...

Maria Iolanda FONTANA
Irene Carmen Picone PRESTES

Este trabalho discute a pesquisa como processo de formação continuada, desenvolvido na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) para o desenvolvimento docente voltado as práticas pedagógicas inovadoras...

Edwiges Inácia de LIMA
Luciane GUIDASTRE
Mônia Daniela Dotta Martins KANASHIRO

Este artigo consiste num relato de experiência de observação e participação das autoras em um projeto denominado “Diversidade Cultural: Quem sou eu?” desenvolvido com alunos do quinto ano em uma escola municipal do interior paulista, cujas ações são...

Pâmela Beatriz do Rosário Estevam dos SANTOS
Vivian Cristina Costa Castilho HYODO

Nos dias atuais, é possível observar significativa falta de interesse em alunos de diversas instituições de Educação Básica, sendo estes alunos integrantes da Geração Z, conhecida também como a geração dos nativos digitais, para os quais as informações estão sempre disponíveis na palma da mão com rápido acesso via internet...

Pâmela Beatriz do Rosário Estevam dos SANTOS
Luciane Dias de OLIVEIRA
Marianne SPALDING

O “Sistema Complemento” é um constituinte da Imunidade Inata composto por diversas proteínas que atuam como uma cascata regulada para defesa contra os patógenos por meio de lise celular, inflamação, dentre outras ações biológicas associadas...

Pedro Augusto de Souza BRAMBILLA
Renato Tinti HERBELLA

O Fenômeno da drogadição é questão extremamente relevante, já que se trata de assunto carregado de estereótipos e barreiras que impedem a sua abordagem adequada pela população e pelos agentes públicos...