perguntas frequentes
X

PERGUNTAS FREQUENTES

SOBRE PRÉ-REQUISITO PARA REALIZAR UM CURSO LIVRE

Preciso ter diploma de nível superior para realizar um Curso Livre?

Não. Os Cursos Livres podem ser realizados por qualquer interessado, independentemente do nível de ensino já cursado.

Atuo ou tenho formação em uma área diferente do Curso Livre. Posso realizá-lo?

Sim. Embora os Cursos Livres tenham um público-alvo específico, você tem liberdade de cursá-los e adquirir conhecimentos em uma área diferente da que você já tem familiaridade. Com isso, você pode ampliar o seu campo de atuação e estudos.

SOBRE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

Como faço para realizar um curso?

Acesse o site https://toledoprudente.edu.br/ead/ e escolha o curso de interesse. A inscrição é realizada em três breves etapas: dados pessoais, endereço e ciência dos termos e condições. Feito isso, você escolherá a forma de pagamento (boleto bancário, cartão de débito ou crédito). Com a aprovação do pagamento, você receberá as instruções de acesso via e-mail informado no cadastro.

Iniciei a minha inscrição, mas não concluí e/ou não fiz o pagamento. Como faço para retomá-la?

Acesse o curso de interesse no site https://toledoprudente.edu.br/ead/ e informe o seu CPF. O sistema irá recuperar os dados que você já preencheu. Prossiga com as etapas de inscrição e escolha a forma de pagamento desejada (você pode escolher uma forma de pagamento diferente da escolhida anteriormente). Caso o boleto gerado já esteja vencido, não há problemas em realizar o pagamento. Não há incidência de juros e multa.

Fiz a inscrição e o boleto venceu. Como faço para realizar o pagamento?

Você pode efetuar o pagamento do boleto mesmo após o vencimento. Não há incidência de juros e multa.

SOBRE ACESSO AO CURSO

Quando terei acesso ao curso?

Após a aprovação do pagamento, você receberá as informações para acesso ao curso via e-mail. Para pagamentos efetuados com boleto bancário, o banco pode demorar até 3 dias úteis para compensação do boleto.

Já recebi o meu login e a senha para acesso ao curso. Onde eu acesso o Curso Livre?

Acesse o site http://go.toledoprudente.edu.br e preencha o login e a senha informados por e-mail.

Não lembro o meu login e/ou senha ou preencho essas informações e aparece que a informação é inválida. O que eu faço?

Para recuperar seu login e/ou senha, acesse http://go.toledoprudente.edu.br , clique na opção Esqueci minha senha e informe o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Você receberá um e-mail para redefinir sua senha.

SOBRE CERTIFICAÇÃO

Como terei acesso ao certificado?

Após você concluir o estudo de todos os materiais disponíveis no curso, será habilitado o botão “certificado” no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Curso Livre. Ao clicar nele, será realizado o download do certificado, com as informações que você inseriu no ato da inscrição. Você pode salvá-lo e/ou imprimi-lo.

O curso é autorizado/reconhecido pelo MEC?

Conforme consta no Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/perguntas-frequentes), não há atos autorizativos por parte do Poder Público para a oferta de Cursos Livres. Como o MEC informa, o que caracteriza os cursos livres é justamente a ausência desses atos autorizativos. Ou seja, um Curso Livre não é “autorizado” ou “não autorizado” pelo MEC. As instituições podem ofertá-los e emitir certificado aos concluintes.

O certificado emitido pela Toledo Prudente nos cursos livres informa que o participante concluiu o curso, o nome do participante, o título e a carga horária do curso, a data de emissão, a instituição que ofertou o curso (Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente), é assinado pelo coordenador de extensão e possui código verificador da autenticidade.

Terminei o curso, mas o certificado não está disponível. O que eu faço?

O certificado só é disponibilizado após o sistema verificar que você acessou integralmente todos os materiais do curso. Assim, verifique se você fez isso, inclusive em relação aos materiais complementares.

No certificado consta apenas o meu primeiro nome ou outras informações incorretas. Como corrigir?

O certificado é gerado com as informações que você inseriu no ato da inscrição. Para corrigir dados que constam no certificado, envie um e-mail para ead@toledoprudente.edu.br e informe os dados corretos. Após a correção, você poderá gerar um novo certificado.